Audiência Pública na Câmara debate instituição do Talian como segundo idioma do município

por Assessoria de Imprensa publicado 15/05/2015 12h18, última modificação 13/11/2015 16h27
Língua é fruto da fusão entre dialetos falados pelos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no século XIX

(Imprensa - 15/05/2015) - A Câmara Municipal de Bento Gonçalves recebeu, na noite da quinta-feira (14), entidades promotoras da cultura italiana no município e no estado para debater, em Audiência Pública, a instituição do Talian como língua co-oficial do município.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Valdecir Rubbo (PDT), uma reunião deve ser marcada com as entidades para construir em conjunto um anteprojeto de lei prevendo a oficialização do Talian como segunda língua de Bento. A sugestão deverá ser encaminhada para o Executivo, que, após apreciar a proposta, deve enviar à Câmara um projeto finalizado para ser apreciado pelos vereadores.

Reconhecida como Língua de Referência Cultural no Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e do Rio Grande do Sul, o Talian é uma língua resultante da fusão entre os diferentes dialetos que eram falados pelos imigrantes que chegaram ao Brasil oriundos de diversas regiões da Itália há 140 anos.

A Audiência Pública contou com a participação da Società Italiana di Bento Gonçalves, do Circolo Veneto di Bento Gonçalves, da Associação Trevisani del Mondo e da Famiglia Trentina di Santo Antão. Esta última entidade levou um coral à reunião, que interpretou canções típicas italianas, sob a regência da maestrina Camila Farina.

 

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook e no Twitter!