Vereadores conhecem Projeto Escola Família Agrícola da Serra

por Assessoria de Imprensa publicado 07/03/2013 15h47, última modificação 13/11/2015 16h49
Proposta educacional foi apresentada por representantes da AEFA Serra

(Comunicação Social – 07/03/2013) - Vereadores que integram as Comissões Técnicas Permanentes de Agricultura, Pecuária e Vitivinicultura e a de Educação e Patrimônio Histórico, bem como o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Benhur Didoné, conheceram o projeto Escola Família Agrícola da Serra (AEFA Serra). O encontro ocorreu na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

O projeto foi apresentado pelo presidente e pelo tesoureiro da Associação da Escola Família Agrícola da Serra, senhores Jorge Mariani e Gilmar Cantelli, respectivamente.

Na oportunidade o representante da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), Sérgio Zamberlan, e o representante da Associação Gaúcha de Escolas Família Agrícola (AGEFA) Adair Possebon também manifestaram suas opiniões referentes ao projeto.

Conforme o presidente da AEFA Serra, Jorge Marinani a escola é formada por uma associação de famílias e instituições que buscam promover através de uma educação diferenciada, o desenvolvimento sustentável e solidário na formação de adolescentes, jovens e famílias.

A escola aplica a Pedagogia da Alternância, que propõe ao jovem estudar sua realidade em sala de aula, e depois aplicar este conhecimento em sua propriedade junto a comunidade, promovendo assim uma relação teoria e prática.

O Presidente da Comissão de Educação e Patrimônio Histórico Vereador Márcio Pilotti (PMDB), entende que o projeto valoriza não só a educação como garante uma qualificação profissional para manter os jovens no campo.

O Presidente da Comissão de Agricultura Pecuária e Vitivinicultura, Vereador Enio De Paris (PP) define o projeto como importante. “É um projeto interessante, porém, é preciso que em uma avaliação dos Poderes Legislativo e Executivo, junto às Secretarias de Educação e Agricultura, se priorize a profissionalização com qualidade desses jovens no campo, e caso haja uma aprovação da administração municipal, é fundamental que se incentive também uma ação multiplicadora por parte desses jovens após suas formações na comunidade”, declara De Paris.

O Vereador Paulo Cavalli (PT), acredita que com a união dos Poderes Legislativo e Executivo, alunos do interior de Bento Gonçalves possam fazer parte do projeto.

Além dos vereadores já mencionados também participaram os vereadores: Clemente Mieznikowski(PDT) e Leopoldo Benati(PTB).