6º Batalhão de Comunicações e o Senhor Francisco Pértile são homenageados pela Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 17/09/2014 08h58, última modificação 13/11/2015 16h25
Portaria de Louvor e Agradecimento foi entregue em Sessão Solene

(Comunicação Social – 17/09/2014) – A Câmara de Vereadores realizou na noite de terça-feira, 16, uma Sessão Solene, para homenagear com outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento ao 6º Batalhão de Comunicações do Exército pela passagem dos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e também ao Senhor Francisco Pértile ex-combatente da 2ª Guerra Mundial pela sua dedicação e atos de bravura em defesa de nossa Pátria.

Os Projetos de Resolução que deram origem ao mérito, foram propostos pelos Vereadores Leopoldo Benatti “Raquete”(PTB) e Valdecir Rubbo (PDT), com a subscrição e aprovação de todos os Vereadores.

As galerias do Plenário Fernando Ferrari estiveram lotadas.

O dia 16 de setembro, foi escolhido para a homenagem ao 6º Batalhão de Comunicações, bem como ao ex-combatente Francisco Pértile, a fim de lembrar o “Batismo de Fogo” assim denominado pelos militares, quando há exatos 70 anos, soldados brasileiros desembarcaram em terras europeias, nos campos da Itália para enfrentar o inimigo.

Natural de Bento Gonçalves, Francisco Pértile nasceu em 04 de dezembro de 1920. Foi convocado para o Serviço Militar no dia 4 de fevereiro de 1942 e, em razão de, naquela época, inexistir quartel do Exército Brasileiro em Bento Gonçalves, incorporou no 5° Regimento de Cavalaria, na cidade de Quaraí, RS.

Durante a prestação de Serviço Militar, foi convocado para a guerra, servindo no 11° Regimento de Infantaria, sediado na cidade de São João Del Rei, MG, onde foram realizados os treinamentos que antecederam a partida para teatro de operações europeu em 4 de setembro de 1944.

O Senhor Pértile é considerado um verdadeiro herói da nossa Pátria - Brasileiro, nascido na Serra Gaúcha, combateu no Teatro de Operações Europeu contra as forças da intolerância e da opressão, defendendo a liberdade e a democracia, evidenciando, sobejamente, exemplos de audácia, bravura, desprendimento, espírito de cumprimento de missão e sacrifício — virtudes imprescindíveis ao Soldado Brasileiro.