Abertas inscrições para o Vereador Mirim

por Assessoria de Imprensa publicado 23/05/2017 15h40, última modificação 23/05/2017 15h38
Projeto educacional da Câmara prevê a realização de uma sessão legislativa simulada para estudantes de escolas municipais de Bento Gonçalves

Já estão abertas as inscrições para o programa Vereador Mirim, promovido pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves. O projeto educacional consiste na realização de uma sessão legislativa simulada para estudantes de escolas municipais de Bento Gonçalves na semana do município, em outubro. Instituições de ensino da rede municipal interessadas em participar devem escrever para até o dia 31 de maio (quarta-feira), seguindo as instruções disponibilizadas no edital publicado no site da Câmara nesta terça (23).

Após o período para inscrição, serão realizados debates e eleições nas escolas participantes, as quais deverão eleger um vereador mirim e um suplente cada, dentre alunos do ensino médio e dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Ao todo, serão eleitos 17 vereadores mirins e um igual número de suplentes, a exemplo da atual quantidade de parlamentares presentes no Poder Legislativo municipal.

A intenção do programa, instituído pela recém aprovada Resolução nº 206/2017, é demonstrar aos jovens "como efetivamente se desenvolve o trabalho parlamentar, a fim de melhor formar cidadãos e, até mesmo, despertar nos adolescentes um maior interesse pela política".

A iniciativa foi apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), para professoras da rede municipal de ensino no fim da tarde dessa segunda-feira (22). Também participaram da conversa os vereadores Eduardo Virissimo (PP), Elvio de Lima (PMDB), Gilmar Pessutto (PSDB), Gustavo Sperotto (DEM) e Valdemir Marini (PTB).

Acesse a galeria de fotos do encontro aqui.