ADVBG recebe Portaria de Louvor e Agradecimento nesta terça

por Assessoria de Imprensa publicado 15/08/2016 17h15, última modificação 15/08/2016 18h52
Homenagem foi proposta pelo vereador Leopoldo Benatti, o Raquete, e subscrita por todos os demais parlamentares da Casa

A Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) será homenageada pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com uma Portaria de Louvor e Agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. A cerimônia ocorre nesta terça-feira (16), em Sessão Solene que será realizada no plenário da Casa a partir das 19h.

A homenagem consta na Resolução nº 179/2016, proposta pelo vereador Leopoldo Benatti – Raquete (PTB) e subscrita por todos os demais parlamentares da Casa. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 6 de junho deste ano.

Em 14 de maio de 1987 era oficialmente fundada a Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), com a aprovação e registro de seu primeiro estatuto, tendo por objetivo a educação, a reabilitação, a formação profissional e a plena inclusão social da pessoa com deficiência visual.

Desde o ano de 2000 a ADVBG passou a atender, também, crianças com deficiências múltiplas, além da deficiência visual, oferecendo-lhes estimulação do resíduo visual e até a presente data desenvolve' oficinas de equoterapia, hidroterapia e fonoaudiologia para este público.

A equipe técnica da ADVBG é composta por fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga, duas monitoras, instrutor de informática, todos remunerados pela entidade, além de uma psicopedagoga voluntária.

Aos pouco mais de 120 usuários, são ofertados os serviços de psicologia, serviço social oficina de informática, além de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia para crianças e adolescentes com múltiplas deficiências, passeios, Grupo de Convivência e Grupo de Defesa e Garantia de Direitos.

Financeiramente a ADVBG se mantem com recursos financeiros de projetos sociais e com doações da comunidade.

A Sessão Solene, aberta à participação da comunidade, será transmitida ao vivo pelo site da Câmara e pelo Youtube.