Aprovada contratação emergencial de cuidadores e educadores sociais para o Abrigo Municipal e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

por Assessoria de Imprensa publicado 28/09/2023 13h59, última modificação 28/09/2023 13h59
Serão 30 cargos de cuidadores e 60 de educadores sociais

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza a contratação administrativa, emergencial e temporária de 30 cargos de cuidadores e 60 de educadores sociais, reforçando o compromisso da cidade em garantir o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e adolescentes alojado no Abrigo Municipal.

A contratação emergencial de 30 cuidadores e 60 educadores sociais surge da necessidade de manter o atendimento de excelência às crianças e adolescentes sob cuidado do Abrigo Municipal. Esta medida visa garantir que todos os reunidos continuem a receber o suporte necessário para o seu desenvolvimento e bem-estar, especialmente considerando os frequentes desligamentos de profissionais que ocupam esses cargos.

O Abrigo Municipal de Bento Gonçalves desempenha um papel fundamental na comunidade, acolhendo, atualmente, em média, 25 crianças e adolescentes. Para garantir o atendimento adequado a essa população, são necessários 5 cuidadores por turno, conforme previsto nas Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) de 2009. Vale destacar que esses profissionais desempenham suas funções em carga carga horária de 12 horas por 36 horas, totalizando 36 horas semanais de dedicação.

A alta rotatividade de profissionais no Abrigo Municipal, torna crucial a realização de um processo emergencial seletivo para preencher essas vagas. Não tendo candidatos aprovados no Concurso Público vigente, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves compreende a importância de garantir a continuidade do atendimento de qualidade às crianças e adolescentes reunidos. Essa ação demonstra o comprometimento da cidade para garantir o pleno desenvolvimento e a proteção dos direitos de seus jovens cidadãos.