Câmara aprova aporte financeiro que reduz de R$6 para R$5 a passagem do transporte coletivo em Bento

por Assessoria de Imprensa publicado 25/09/2023 17h55, última modificação 25/09/2023 17h57
Para cobrir a diferença de R$1 município pagará o montante de R$ 2,2 milhões às empresas que prestam o serviço

Após tramitar pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves, sofrer tentativas de melhorias, emendas e gerar debates acalorados entre os parlamentares na busca pelo melhor serviço ao cidadão, foi aprovado na tarde dessa segunda-feira, 25, o PLO n° 85/2023 autorizando o Poder Executivo, a dar aporte financeiro as empresas que prestam o serviço de transporte público.

Conforme estipulado no projeto de lei, o objetivo desse aporte, é cobrir a diferença de R$ 1 entre as duas tarifas, mantendo assim o custo de R$ 5 até dezembro desse ano, e depois volta a ser tarifado em R$6 conforme reajuste do Conselho Municipal de Trânsito.

Com aprovação do projeto, o benefício abrangerá todos os usuários, tanto os portadores do cartão vale-transporte, conhecido como "cartão Vino", quanto aqueles que utilizam pagamento em dinheiro.

Além da preocupação em não impactar financeiramente os usuários, os vereadores estavam focados na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas empresas de transporte público. Dentre as questões levantadas pelos vereadores, destaca-se a reinstauração das antigas rotas itinerárias, as quais, segundo eles, integravam os trajetos antes da declaração da pandemia em 2020, e que atualmente têm recebido críticas.

A matéria segue agora para sanção do prefeito.