Câmara participa da abertura do curso de enfrentamento à violência infanto-juvenil

por Assessoria de Imprensa publicado 11/02/2019 09h25, última modificação 11/02/2019 09h25
Promovido pela Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, o evento consiste na capacitação de profissionais da rede de atenção a criança e ao adolescente para trabalhar na prevenção e identificação de situações de violência

Na manhã dessa segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, representada pelo seu presidente vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), participou da solenidade de abertura do curso de “Capacitação para o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.” O evento, promovido pelas Secretarias Municipais de Educação, de Habitação, Assistência Social e saúde tem dois dias de duração e ocorre no auditório do bloco “J” da UCS – CARVI.

A proposta consiste na instrumentalização de profissionais da rede de atenção a criança e adolescente para trabalhar na prevenção e identificação de situações de violência contra crianças e adolescentes do município.

Em seu pronunciamento, o presidente da Casa, vereador Pasqualotto, enalteceu a importância de voltar as atenções e de se ter profissionais capacitados para combater a triste realidade que o mundo apresenta. “Vivemos uma esquizofrenia pública, pois de um lado temos políticas públicas e propagandas contra a exploração sexual e abuso infantil. De outro, uma sociedade hipersexual onde música, mídias e até material didático estimulam crianças à erotização precoce. Nessa confusão está um ser indefeso, vulnerável e que merece dignidade e proteção especial: a criança. Não se trata de repressão ou moralismo, mas de respeito.”, conclui o presidente do Legislativo.

A capacitação possui duas turmas, para os profissionais da rede de educação do município e a segunda turma com data a ser definida, para profissionais das áreas da saúde e assistência social, entidades socioassistenciais e demais serviços da rede de proteção a criança e adolescente.

O Grupo de Trabalho de Atenção as Pessoas em Situação de Violência/SES/RS e o setor de Vigilância de Bento Gonçalves abordam neste primeiro dia de formação, o panorama da Violência no Estado e no Município. Posteriormente os profissionais da Universidade de Caxias do Sul trabalharão com os temas: contextualização histórica da violência contra crianças e adolescentes, formas e expressões de violência, vínculos afetivos e prevenção à violência, relações familiares e rede de proteção social, círculos restaurativos e cultura da paz.

Estiveram presentes, o prefeito municipal Guilherme Pasin, o promotor de justiça Elcio Resmine Meneses, e os secretários municipais de Educação e Assistência Social, bem como representantes da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e do setor de vigilância de Bento Gonçalves.