Câmara participa de reunião com prefeito e forças de segurança para traçarem estratégias de reforços de proteção nas escolas

por Assessoria de Imprensa publicado 06/04/2023 16h12, última modificação 06/04/2023 16h12

Devido ao lamentável e recente incidente em Blumenau, as autoridades locais estão mobilizadas para ações de reforço na segurança da rede de ensino municipal. Portanto, o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira promoveu na tarde desta quinta-feira(6), um encontro com as forças de segurança, vice-prefeito Amarildo Lucatelli, vereadores, secretários, diretores de escolas do município para definirem uma série de ações que serão realizadas em conjunto com os órgãos de segurança da cidade nas próximas semanas.

Entre as ações anunciadas, destaca-se o reforço na ronda escolar, com a presença diária da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito, da Brigada Militar e da Polícia Civil nas escolas. Além disso, será ampliado o número de vigilantes na portaria das instituições de ensino, proporcionando maior segurança para alunos, professores e funcionários.

Outra medida importante é a instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas. Nesta quinta-feira (06), foi realizada a vistoria dos equipamentos instalados na EMEF Ulysses Leonel de Gasperi. Segundo o secretário de administração do Centro de Tecnologia, Matheus Barbosa, serão instaladas quatro câmeras por escola, adquiridas pela Secretaria de Educação e instaladas pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec). As imagens serão verificadas diretamente na Secretaria de Segurança, aumentando a vigilância e o controle sobre o ambiente escolar.

Além disso, as diretoras das escolas terão treinamento para defesa pessoal, como uma maneira de saber agir em situações que exijam o uso de técnicas de proteção pessoal. A ação será conduzida pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, que tem como responsável Eduardo Virissimo. Essa ação, tem como objetivo proporcionar maior segurança e tranquilidade para as equipes escolares.

Durante o encontro, o capitão do 3º Bpat Maurício Zanchin Baggio destacou protocolos de segurança que podem ser utilizados em situações de perigo, como trancar portas e proteger alunos e professores. Os delegados Deise Salton Brancher Ruschel e Rodrigo Morales também destacaram o auxílio na patrulha nas escolas e ações preventivas.

O presidente da Câmara Rafael Pasqualotto destacou a importância do assunto e desejou o apoio da Câmara Municipal nas ações necessárias. “É um assunto que preocupa a todos, principalmente os pais que ficam apreensivos. A Câmara está à disposição para auxiliar nas ações necessárias”, afirmou.

Com as medidas anunciadas, a Prefeitura de Bento Gonçalves busca garantir a segurança da comunidade escolar e oferecer um ambiente educacional tranquilo e seguro para todos os alunos, professores e funcionários.

A Câmara Municipal esteve representada pelo seu presidente, vereador Rafael Pasqualotto (PP), Thiago Fabris (PP), Eduardo Pompermayer (PP), Edson Biasi (PP), Ari Pelicioli (Cidadania), Jocelito Tonietto (PSDB) e Sidinei da Silva (PSDB).