Câmara prestigia evento de magistrados gaúchos

por Assessoria de Imprensa publicado 29/09/2017 11h15, última modificação 29/09/2017 11h12
XII Congresso Estadual de Magistrados foi sediado na quinta-feira (28), no Dall'Onder Grand Hotel

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, esteve representada por seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), no XII Congresso Estadual de Magistrados sediado na quinta-feira (28), no Dall'Onder Grand Hotel. Nesta edição o tema é "Entre redes e muros: juízes e seus labirintos", propondo a reflexão e o congraçamento entre a magistratura gaúcha.

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) é a promotora do evento, e na oportunidade, o presidente Gilberto Schäfer destacou que o tema é um convite ao diálogo com a sociedade. "O congresso deve ser um momento para que antes de tudo nos motivemos. O direito que liberta e o que aprisiona, as redes da tecnologia que permitem que nos conectemos com o mundo e ao mesmo tempo que nos isolemos, muitas vezes como muros intransponíveis", destacou.

O presidente da Câmara, considera importante não apenas o debate, mas a conscientização da união entre os poderes e a sociedade. “Esses encontros despertam a reflexão, mas é pensando no coletivo e ouvindo a população que vamos poder reconhecer os problemas em diversas esferas e assim construir soluções para os mesmos”, ressaltou.

Já o prefeito Guilherme Pasin falou sobre a como é a construção do trabalho no município e desafios encontrados. "Buscamos em todos nossos poderes constituídos fazer o certo e o justo em cima de bases que muitas vezes não existem, mas precisamos achar a saída para o labirinto", explica.

No encontro, foram oportunizadas palestras com a juíza titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro, Andréa Pachá; Professor da Universidade de São Paulo e pesquisador da história do Direito, José Reinaldo de Lima Lopes e o Doutor em Filosofia e professor do Mestrado e do Doutorado da Unisinos, José Rodrigo Rodriguez.

O evento ainda prome atividades nesta sexta-feira, 29, com o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, Herman Benjamin e o historiador Leandro Karnal.