Câmara prestigia painel 105 anos do CIC

por Assessoria de Imprensa publicado 31/07/2019 13h39, última modificação 31/07/2019 13h39
O painel debateu a trajetória de 105 anos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), com a presença de ex-presidentes da entidade

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio de seu presidente, vereador Rafael Pasqualotto (PP), prestigiou o painel que debateu a trajetória de 105 anos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), na manhã de segunda-feira (29). O Painel 105 anos – Conquistas e Desafios, foi mediado pelo jornalista Gerson Lenhard, e contou com a participação do atual presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi, e três ex-presidentes do CIC, Eurico Benedetti, Sérgio Dalla Costa e Jordano Zanesco, dirigentes, respectivamente, em 1998/1999, 2004/2005 e 2012/2013.

Entre os assuntos, foram abordados, sucessão, gestão, entidades, feiras, formação de líderes, política. Durante o bate-papo, se percebeu um consenso entre os debatedores, a relevância das feiras – não apenas para a economia de Bento Gonçalves, mas também para os setores produtivos e para a formação de líderes – acabou sendo assunto para falar sobre as entidades. "Nós temos dificuldade de ter mais pessoas participando, então fica o convite para que participem das entidades", disse Zanesco. "Costumo dizer que entre 20% e 25% de quem está nas entidades se comprometem com os projetos. Não precisa pedir para participar, tem que se colocar à disposição", disse Dalla Costa.

Jordano Zanesco que também já esteve a frente da entidade, disse que sempre há a preocupação de falar com propriedade para a classe produtiva. "Não adianta ter conhecimento técnico se não conseguirmos transferir tudo que o setor espera da gente", disse.

Os painelistas adentraram no tema política, e o atual gestor do CIC Elton Paulo Gialdi falou sobre o estímulo para o envolvimento da classe empresarial com as questões políticas. "Todos nós dependemos da política, independentemente de se gostar dela ou não. Se estamos envolvidos, temos poder de influenciar as decisões", disse.

Na visão de Gialdi, o CIC tem o desafio de agregar cada vez mais o associado, para que participem ativamente da entidade. "Como vamos fazer para que jovens de 25, 30 anos venham ao CIC? Esse é um grande desafio, ter esses jovens para participarem, despertarem suas lideranças pessoais", comentou.

Mais de 200 pessoas, entre empresários, jornalistas, lideranças políticas e convidados participaram do evento. Além do presidente da Câmara, também participaram os vereadores Anderson Zanella (PSD), Edson Biasi (PP) e Neri Mazzochin (PP).