Câmara realiza sessão simulada do Vereador Mirim

por Assessoria de Imprensa publicado 11/10/2017 11h55, última modificação 11/10/2017 11h55
17 alunos da rede municipal de ensino, eleitos por seus colegas, discursaram e votaram proposições relativas a questões envolvendo suas escolas e bairros

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou, na noite dessa terça-feira (10), a sessão simulada do programa educacional Vereador Mirim de 2017. O evento reuniu os 17 vereadores mirins eleitos por seus colegas em escolas da rede municipal de ensino, além de seus familiares e amigos, membros da Casa Legislativa, diretoras de escolas, professores e a secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques.

Após tomarem posse, os vereadores mirins, cada um apadrinhado por um parlamentar da Casa, discursaram e apresentaram proposições relativas a questões envolvendo suas escolas e bairros de origem. Em seguida, os 17 jovens, com idades entre 13 e 16 anos, aprovaram, de forma unânime, as indicações, pedidos de providência e projetos de lei previamente debatidos.

Ao final, os 17 vereadores mirins, organizados em três partidos criados especialmente para a sessão simulada, receberam diplomas por sua participação no programa. Também foram agraciadas com certificados e mudas de azaleia (flor símbolo de Bento Gonçalves) as nove escolas que integraram o Vereador Mirim em 2017 e seus professores.

Para organizar a sessão simulada dessa terça (10), foram organizados, ao longo do ano, diversos encontros e palestras nas escolas e na sede do Poder Legislativo municipal, reunindo estudantes, professores, vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação. A intenção dos eventos foi introduzir os alunos a conceitos básicos sobre o funcionamento da democracia e dos parlamentos municipais, bem como preparar todos os envolvidos para a realização das eleições que selecionaram os 17 vereadores mirins deste ano e da própria sessão simulada.

Em seu discurso nessa terça, o presidente da Câmara, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), afirmou que a sessão simulada foi uma oportunidade ímpar para aproximar o Poder Legislativo municipal da juventude bento-gonçalvense, ao demonstrar como a política é feita na prática. "A beleza deste momento ficará gravada nos anais desta Casa por muitos anos", disse ele.

O evento dessa terça, transmitido ao vivo pela TV Câmara Bento, foi o primeiro promovido pela Casa a contar com tradução simultânea em língua brasileira de sinais (libras), realizada voluntariamente pela intérprete Stephanie Cruzetta, da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves.

Promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto educacional Vereador Mirim, instituído pela Resolução nº 206/2017, tem como principal objetivo demonstrar aos jovens como efetivamente se desenvolve o trabalho parlamentar, a fim de melhor formar cidadãos e, até mesmo, despertar nos adolescentes um maior interesse pela política.

O programa educacional Vereador Mirim teve o apoio da Orquídea, que forneceu biscoitos para os alunos em diversas atividades do programa educacional ao longo do ano, da Tecnovin do Brasil, que doou sucos de uva para os alunos consumirem no dia da sessão simulada, e do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS), que enviou cadernos e achocolatados para serem presenteados aos vereadores mirins.

Assista à gravação na íntegra da sessão simulada no canal do Youtube da TV Câmara Bento.

Acesse a galeria de fotos aqui.

Abaixo, a relação dos vereadores mirins e suas respectivas escolas e padrinhos:

- Presidente Lucas Ventura Gregio (EMEM Alfredo Aveline) - Vereador Moisés Scussel Neto (PSDB);
- Vice-presidente Aline de Vargas Zich (EMEF Vânia Mincarone) - Vereador Eduardo Virissimo (PP);
- Primeiro-secretário Vinícius Pires Civardi (EMEF Noely Clemente de Rossi) - Vereador Rafael Pasqualotto (PP);
- Segunda-secretária Diana Bortolon (EMEM Alfredo Aveline) - Vereador Valdemir Marini (PTB);
- Bruno Luca Somensi (EMEF Maria Zambon Benini) - Vereador Sidinei da Silva (PPS);
- Diogo Justino (EMEF Maria Borges Frota) - Vereador Paulo Roberto Cavalli (PTB);
- Eduarda Cardoso Deboni (EMTI São Roque) - Vereador Moacir Camerini (PDT);
- Franklin dos Santos (EMEF Princesa Isabel) - Vereador Gilmar Pessutto (PSDB);
- Henrique Maciel (EMEF Maria Borges Frota) - Vereador Elvio de Lima (PMDB);

- Juliana Detoni Didoné (EMEM Alfredo Aveline) - Vereador Marcos Barbosa (PRB);
- Jullyane Bender da Silva (EMEF Maria Zambon Benini) - Vereador Agostinho Petroli (PMDB);
- Luis Filipe Borges Poletto (EMEF Noely Clemente de Rossi) - Vereador Gustavo Sperotto (DEM);
- Maria Eduarda Herber (EMEF Liette Tesser Pozza) - Vereador Idasir dos Santos (PMDB);

- Marcos Felipe da Silva Baia (EMTI São Roque) - Vereador Jocelito Tonietto (PDT);
- Vanessa Padilha de Souza (EMEF Ulysses Leonel de Gasperi) - Vereador Volnei Christofoli (PP);
- Vitor Augusto Marsango Teixeira (EMEF Liette Tesser Pozza) - Vereador Neri Mazzochin (PP);
- Vitória Klaus de Oliveria (EMEF Ulysses Leonel de Gasperi) - Vereador Anderson Zanella (PSD).