Integrantes do Programa de Pacificação Restaurativa apresentam relatório das atividades à Câmara Municipal de Bento Gonçalves

por Assessoria de Imprensa publicado 08/12/2021 15h34, última modificação 08/12/2021 15h34
A apresentação foi realizada pelas coordenadoras Marlisete Alessi (Educação), Vanise Marconi (Idosos) e Vanda Meneses (Ministério Público) e contou com a presença da secretaria Municipal de Educação Adriana Zorzi

A Tribuna Popular, na 45ª Sessão Ordinária, na tarde da segunda-feira (6), foi ocupada por integrantes do Programa de Pacificação Restaurativa no Município de Bento Gonçalves para entrega do relatório anual. A apresentação foi realizada pelas coordenadoras da Central de Orientação Restaurativa Escolar (Cores), Marlisete Alessi (Educação), Vanise Marconi (Idosos) e Vanda Meneses (Ministério Público) e contou com a presença da secretaria Municipal de Educação Adriana Zorzi.

“Atuando desde 2015, no intuito de ouvir, dialogar e trabalhar com a paz na escola, esse trabalho tem nos trazido muitos benefícios, nos relacionamentos entre os profissionais das escolas, nos relacionamentos entre os alunos com os profissionais, nos relacionamentos com as famílias e na resolução dos conflitos que existem nas escolas”, avalia a secretaria Municipal de Educação Adriana Zorzi.

Segundo a secretária, ao longo dos anos de trabalho dos Círculos Restaurativos da Paz, foram amenizadas situações que antes necessitavam da intervenção dos pais, Patrulha Escolar, Conselho Tutelar, Polícia e, até mesmo, do Ministério Público. Diminuindo significativamente os problemas de conflitos dentro das escolas. “É através da escuta e do diálogo que esse trabalho é realizado nas escolas”, ressalta.

A representante do Ministério Público, Vanda Meneses, explicou que o Programa de Pacificação Restaurativa no Município de Bento Gonçalves foi instituído pela Lei Municipal N° 5.997, de 05 de novembro de 2015. A Central, está instalada junto ao prédio do Ministério Público. Atendendo demandas que chegam via Secretaria Municipal de Educação (Smed), Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, serviços municipais de Assistência Social e Saúde, escolas municipais e particulares.

“Fizemos 50% com amor e 50% por amor. Todos os casos passam para nós, lá na Central, nenhum caso vai para o Conselho Tutelar, nós resolvemos”, destaca a coordenadora Vanise Marconi ao revelar que, em abril de 2021, haviam 370 alunos em situação de evasão escolar. Sendo 87 da educação infantil, 129 das séries iniciais e 137 das séries finais. Atualmente há 37 casos em atendimento, sendo 12 na educação infantil, 15 em séries iniciais e dez em séries finais. Destes, alguns são casos de haitianos que saíram do país. Os demais retornaram à escola. Além disso, a Central recebeu 104 casos oriundos da rede de atendimento. Cinco permanecem em andamento, os demais foram resolvidos em encontros com os Serviços e Círculos.

De acordo com a coordenadora Marlisete Alessi, os Círculos de Construção de Paz realizaram, de abril a novembro deste ano, 202 encontros. Atendendo 2.637 pessoas, entre alunos, professores, funcionários, idosos e familiares. Para 2022, estão em andamento o projeto Escola Piloto EMTI – São Roque – Escola Restaurativa, a realização e supervisão dos círculos e a mobilização dos facilitadores de formação. Está prevista a ampliação do projeto Cultivando a Paz na Educação Infantil, a solidificação do projeto Vivendo Cultura de Paz (Escola Piloto: Escola em tempo Integral), círculos de diálogos para agentes de Trânsito, Guarda municipal e Patrulha Escolar, além do projeto com a Escola Maria Borges Frota e ações com toda a rede municipal, com iniciação de Técnicas de Meditação, junto a comunidade, escolar através do projeto “A Arte de Cuidar”.

No final da explanação, uma cópia do relatório impresso foi entregue à Câmara Municipal de Bento Gonçalves através do presidente da casa, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas).