Legislativo marca presença na reinauguração do Vinho Encanado

por Assessoria de Imprensa publicado 03/06/2019 10h50, última modificação 03/06/2019 10h50
Vinho encanado, que ocorreu na Via del Vino, foi a primeira atração da 16ª Fenavinho, que volta ao calendário de eventos após um período de oito anos

Em clima de alegria e com vinho jorrando pelas torneiras, os moradores de Bento Gonçalves, turistas, entidades e autoridades festejaram o retorno do inesquecível vinho encanado. A atração que deu fama à Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) em sua primeira edição no ano de 1967, voltou em cena neste sábado, dia 1º de junho, na Via del Vino. Essa, é a primeira atração da 16ª Fenavinho, que volta ao calendário de eventos após um período de oito anos. A Fenavinho ocorrerá juntamente com a ExpoBento de 13 a 23 de junho, no Parque de Eventos.

Ambas, festa e feira, são promoções do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Em seu discurso, o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi, lembrou que a retomada da festa surgiu pelo empenho do CIC-BG e pelo apoio recebido do poder público, num verdadeiro trabalho coletivo. "Muitos parceiros estiveram nesta empreitada para devolver a Bento Gonçalves uma parte importante de seu patrimônio histórico-cultural e turístico. Desta vez, sob os cuidados e zelo de nossa entidade, dando a chancela que doravante se tenha continuidade e consolidação dessa magnífica festa", comentou Gialdi.

"O vinho é a alma da festa", resumiu Diego Bertolini, coordenador do comitê responsável pela 16ª Fenavinho.

O Poder Legislativo marcou presença e esteve representado pelo seu presidente, vereador Rafael Pasqualotto (PP), que em seu discurso comparou o trabalho do comitê da festa ao dos mineradores. "Vocês estão apresentando essa pedra preciosa reencontrada que é a Fenavinho. Vocês não a descobriram e nem serão os últimos a produzí-la, mas o mérito é de vocês em fazer todo esse trabalho e apresentar essa histórica festa", comemorou.

O prefeito Guilherme Pasin descreveu como histórica a volta da Festa Nacional do Vinho "nos reunimos aqui hoje, no marco zero da cidade, para respirar o que realmente nós somos", disse, em referência à essência vitivinícola que projetou a cidade economicamente a partir do trabalho dos imigrantes italianos.

Durante a solenidade foi homenageado in memoriam o primeiro presidente da Fenavinho, Moysés Michelon. A partir de agora, a Casa del Vino, onde fica o vinho encanado, chama-se oficialmente "Casa del Vino Moysés Michelon".

Presente na cerimônia, a filha de Moysés, Elaine Michelon, disse que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de seu pai e também eterniza o nome dele na casa que guarda uma grande ligação com a Fenavinho.

Além de seu presidente, o Poder Legislativo esteve representado pelos vereadores Anderson Zanella (PSD), Elvio de Lima (MDB), Edson Biasi(PP), Neri Mazzochin (PP), Gilmar Pessutto (PSDB) Sidinei da SIlva (PPS), Marcos Barbosa (PRB) e Volnei Christofoli(PP).

O vinho encanado se repetiu no domingo dia 2 e também está marcado para acontecer no próximo final de semana, dias 8 e 9, sempre das 11h às 18h. Serão comercializados os vinhos Merlot (tinto) e Moscato (branco), além de suco de uva integral, a preço único da dose a R$ 5. O valor dá direito a uma taça plástica (150ml) – quem quiser também pode adquirir a taça oficial Bocatti por R$ 10.

Confira a galeria de fotos aqui.