Nota de pesar pelo falecimento do Padre Francisco Mário Andognini

por Assessoria de Imprensa publicado 20/01/2017 12h02, última modificação 20/01/2017 12h02
Câmara de Vereadores decreta luto oficial de três dias

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio de seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), vem por meio desta expressar seu profundo pesar pelo falecimento do Padre Francisco Mário Andognini, ocorrido na manhã desta sexta-feira (20). Será decretado luto oficial de três dias pelo Poder Legislativo municipal em virtude da morte do sacerdote, que tinha 86 anos.

Conhecido carinhosamente pelos bento-gonçalvenses como Padre Chico, o religioso será para sempre lembrado não apenas como uma importante personalidade cristã de nossa cidade, mas principalmente como uma figura de grande humanidade, pela sua permanente disposição para atender com afeto e dedicação a quem quer que fosse à sua procura. Destacou-se também por sua participação ativa nos assuntos da comunidade, demonstrando por meio de gestos e ações seu profundo interesse no bem-estar da população de Bento Gonçalves e região.

Natural de Antônio Prado (RS) e filho de Hilário Andognini e Alba Marcantônio, Francisco Mário Andognini foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1954. Atuou como cooperador no Santuário N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha, de 1955 a 1956; como cooperador e assistente eclesiástico do Círculo Operário na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, de 1957 a 1960; como pároco da Paróquia Nossa Sra. Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, de 1960 a 1963; como capelão e professor no Hospital Dr. Del Mese, em Caxias do Sul, de 1964 a 1965; como pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul, de 1965 a 1968; e como pároco da Paróquia São Roque, em Bento Gonçalves, de 1968 a 1990. Desde então, residia em nosso município, atuando no aconselhamento pastoral junto à comunidade e na celebração de missas no Hospital Tacchini, voltadas especialmente aos enfermos e às suas famílias.

Em 13 de dezembro de 1991, o Padre Francisco Mário Andognini foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão de Bento Gonçalves, honraria concedida a personalidades de destacada importância na comunidade.

Às 18h desta sexta-feira, no Santuário Santo Antônio, situado no centro de Bento Gonçalves, será celebrada missa em homenagem ao Padre Chico, conduzida pelos clérigos da Paróquia São Roque. A missa de corpo presente está marcada para as 10h deste sábado (21), também no Santuário Santo Antônio. Após, haverá o transladado do corpo para o crematório São José, em Caxias do Sul.