Presidente da Câmara aponta redução de gastos da Casa em palestra

por Assessoria de Imprensa publicado 06/10/2015 10h35, última modificação 13/11/2015 16h42
Vereador Valdecir Rubbo (PDT) falou para empresários e lideranças locais em jantar promovido pelo CIC-BG nesta segunda-feira (5)

(Imprensa – 06/10/2015) – O presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Valdecir Rubbo (PDT), foi o palestrante da noite em jantar promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) nesta segunda-feira (5). O evento “O Poder Legislativo na atualidade: os avanços, a gestão e a transparência” reuniu dezenas de empresários e lideranças locais na sede da entidade.

Em sua apresentação, o presidente do Poder Legislativo municipal, que ocupa o cargo desde 2009, abordou as transformações promovidas na Câmara de Vereadores ao longo dos últimos anos, dando destaque à redução nos gastos da Casa em diversas esferas, como resultado da otimização dos trabalhos da instituição. As despesas com diárias de vereadores e servidores foram reduzidas em 51% no primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado; com manutenção, em 12%; com telefonia móvel, fixa e internet, em 11%; e com a aquisição de bens permanentes, como móveis e equipamentos, em 8%.

Rubbo conferiu especial atenção à economia gerada pela reformulação do quadro funcional da Câmara, que passou a contar neste ano com uma proporção maior de servidores concursados. Com a reestruturação e reclassificação de cargos e salários promovida no Poder Legislativo no final de 2014, que diminuiu a quantidade e os vencimentos dos servidores em cargos em comissão (CCs), houve uma redução nos gastos com pessoal da ordem de 14,5% no primeiro semestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano anterior – uma economia de R$ 514.315,74. No total, a diminuição geral de despesas da Câmara no período foi de 14%, o que gerou uma economia de R$ 784.709,68 aos cofres municipais.

Outro ponto destacado pelo presidente da Câmara foi a adoção, pelo Legislativo, de medidas visando ampliar a transparência do trabalho da Casa, entre elas a criação do setor de Ouvidoria neste ano, o incremento da presença da Câmara nos mais diversos canais de comunicação (TV, site, redes sociais) e a adoção do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) de forma gratuita, por meio de parceria com o Programa Interlegis do Senado Federal – serviço esse que possibilitou a informatização de todo o processo legislativo sem custo algum para a Câmara. Tudo isso fez com que o Legislativo bento-gonçalvense ficasse entre as 22 casas legislativas municipais gaúchas que receberam o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet em 2014, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado.

Rubbo ainda apontou medidas que devem ser adotadas pela Câmara no futuro visando a melhora do funcionamento da instituição, como a instalação de um sistema de votação eletrônica no plenário e a utilização, pela Casa, do serviço de licitação por pregão eletrônico desenvolvido pelo Banrisul, cujo convênio foi assinado na última sexta-feira (2). Ao final da palestra, o vereador respondeu às perguntas feitas pelo público presente.

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o presidente do CIC-BG, Leonardo Giordani, o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), Ivo Cansan, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o presidente do Sindilojas regional, Daniel Amadio, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Bento Gonçalves (Sindibento), Cleimar Sfredo, o presidente da Expobento 2015, Laudir Piccoli, a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severo, o sub-reitor da UCS Carvi, Miguel Ângelo Santin, além de vereadores, empresários, jornalistas e representantes de diversas outras entidades do município.

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!