Testado na Câmara de Vereadores, projeto Piipee é divulgado pela Rede Globo

por Assessoria de Imprensa publicado 15/04/2015 10h23, última modificação 13/11/2015 16h47
Produto foi testado na Casa Legislativa ainda em 2013

(Imprensa – 14/04/2015) – Na última semana, uma equipe da Rede Globo esteve nas dependências da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Na oportunidade, a repórter Marisol Santos e o repórter cinematográfico Cristiano Lazzari gravaram uma matéria sobre o Projeto Piipee, desenvolvido por Ezequiel Vedana, Ariane Tamara Pelicioli e Bruno Rafael de Souza, estudantes bento-gonçalvenses da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A reportagem deve entrar na pauta do programa Jornal Hoje nas próximas semanas. A vereadora Marlen Pelicioli (PPS) também participou das filmagens, como incentivadora do projeto.

O Piipee foi testado na Câmara de Vereadores por 11 dias, ainda em 2013. Durante o período de experimentação, foram economizados cerca de 28 mil litros de água na Câmara de Vereadores. Além da economia de água potável e o bem ao meio ambiente, o experimento economizou pouco menos de R$ 100 aos cofres do Poder Legislativo, que iriam literalmente para o ralo.

O produto consiste em um suporte acoplado na lateral do vaso sanitário. Quando o usuário urinar não deve acionar a descarga, mas sim o Piipee. O aparelho libera na bacia sanitária uma solução biodegradável, ecologicamente correta, que trabalha nas características físico-químicas da urina, removendo o odor, alterando a coloração, odorizando e higienizando o banheiro.

O projeto esteve entre os melhores do Desafio Brasil em 2013 e foi finalista da edição 2014 do prêmio Inovativa Brasil. Neste ano, o Piipee também participa da final do prêmio Call to Innovation 2015.

A intenção dos idealizadores do projeto, é colocar o produto à disposição do mercado ainda em 2015.