Observatório Social de Bento presta contas na Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 12/03/2019 10h03, última modificação 12/03/2019 10h03
Entidade instituída e operada pela sociedade civil apresentou aos vereadores, o relatório dos trabalhos realizados no 3º quadrimestre de 2018

Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira(11), o Observatório Social de Bento Gonçalves (OSBG), por meio de sua presidência e vice-presidência, Fernanda Titton e Daniel Amadio respectivamente, prestaram contas dos trabalhos realizados pela entidade, referentes ao 3º quadrimestre de 2018.

Nesse período, conforme explanação do vice-presidente Daniel Amadio, o Poder Legislativo efetuou 6 licitações, todas ocorreram com lisura, não sendo necessária intervenção. Outro ponto importante observado pela entidade foi a economicidade gerada pela equipe de licitações do Legislativo " é importante destacar que o trabalho da equipe de licitações resultou uma economicidade de 23%, tendo em vista que a diferença do valor previsto e do valor homologado, foi de 25 mil reais de economia." pontuou Amadio.

E no Poder Executivo, segundo o vice-presidente do Observatório, foram realizadas 39 licitações no mesmo período que também não precisaram intervenções do observatório. A economicidade gerada pelas licitações foi de 16%.

Amadio encerrou sua atividade como presidente em dezembro de 2018, porém segue como vice-presidente na entidade e desde janeiro de 2019, assumiu a presidência do Observatório Social Fernanda Titton.

Fernanda Titton falou sobre a migração do Portal do Sistema do município que ainda está em fase de adaptação. "O sistema é ainda melhor que o anterior, estamos acompanhando todo processo de adaptação, e vemos essa ferramenta com bons olhos" disse Titton.

A entidade foi instituída e operada pela sociedade civil com o objetivo de acompanhar a Gestão Pública do Município de Bento Gonçalves, exercendo o controle social com atuação preventiva e proativa, a fim de colaborar com a transparência e com a qualidade na aplicação dos recursos públicos.

A cada quatro meses o OSBG transparece para a sociedade os resultados alcançados, visando contribuir para a eficiência da gestão pública.

A explanação do Observatório Social pode ser vista aqui