Vereadores participam de entrega dos convênios do Bolsa Atleta

por Assessoria de Imprensa publicado 27/06/2022 13h15, última modificação 27/06/2022 13h15

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Idasir dos Santos (MDB), acompanhado do vice-presidente em exercício, Sidinei da Silva (PSDB) e do vereador Davi Da Rold (PP), participou da cerimônia de entrega dos convênios do projeto Bolsa Atleta, realizado na tarde da sexta-feira (24), no Palácio Municipal. O recurso de R$ 150 mil abrange 13 modalidades esportivas e contempla 39 atletas do ciclismo, muay thai, jiu-jitsu, tiro esportivo, capoeira, padel, boxe, powerlifting, fisioculturismo, levantamento de peso, taekwondo, tênis e ginástica.

Valorizar e oferecer oportunidades para que atletas do município participem de competições esportivas, que e levem o nome da cidade para todos os cantos, é o objetivo do Poder Executivo através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). De acordo com o secretário da pasta, Eduardo Virissimo, o Bolsa Atleta “é um instrumento que assegura, estimula e promove a continuidade dos talentos esportivos de Bento Gonçalves. Além disso, auxilia no desenvolvimento das diversas modalidades, oportunizando difundir a força esportiva do município. Esse auxilio foi importante há 20 anos, quando eu estava competindo por nossa cidade, como atleta, e seguiremos com o propósito de auxiliar no reconhecimento dos nossos atletas, assim como eu fui auxiliado um dia, e na concretização de sonhos”, disse emocionado.

Para o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Idasir dos Santos “é uma honra estar neste ato representando o legislativo Municipal. Sabemos as dificuldades que todos passam para levar adiante seus projetos. E é muito importante quando o poder público toma frente e ajuda. Um projeto que vai auxiliar dando um pontapé inicial, contemplando um número maior de atletas”, destaca.

Em seu pronunciamento o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou que é uma forma de retribuir o trabalho “dos atletas de Bento Gonçalves, que nos representam com muito orgulho no Brasil e no mundo. Não vamos estar presentes em todas suas competições, mas estaremos juntos, daqui, com a população de Bento Gonçalves, torcendo por cada um de vocês. Esse recurso, é um investimento no esporte. E quando falamos em uma Bento para todos, é porque trabalhamos para uma saúde de qualidade, uma educação cada vez melhor, segurança, uma cidade em desenvolvimento, e auxílio no reconhecimento de talentos, dos nossos atletas”, celebra.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, o subprocurador Gustavo Schramm, a secretária de Finanças, Elisiane Schenatto, o secretário adjunto de Esportes, Fabiano Martins, e o presidente do Conselho Municipal de Esportes, Fernando Rabello.

O que dizem os atletas

Rafael Licks pratica, há três anos, fisiculturismo, treinou por 10 anos no Powrlifting e há 12 anos faz musculação. Ele destacou sobre a importância do aporte financeiro. “Esse incentivo significa uma continuidade e evolução no esporte, principalmente na minha modalidade, que requer muito na dieta, com alimentos bem específicos, que requer uma dieta bem clean, com muita proteína, vegetais e legumes. Com o recurso conseguimos manter uma dieta equilibrada e também custear as viagens e competições”.

Leonardo Corodova, é praticante de powerlifting, e assim como Licks, também entende que o benefício é de extrema importância para a sua carreira. “Basicamente quando fiquei sabendo do edital foi a diferença entre só competir uma vez e começar a participar de processos seletivos e competições. Sem dúvidas é um aporte muito grande para nós e me sinto grato por isso e por dar continuidade na minha carreira de atleta com um aporte tão importante”.

Dentre atletas profissionais e com anos de trajetória, estão também as crianças, que com incentivo da família também são praticantes de esportes e já sonham alto. Esse é o caso do pequeno Gabriel Lazarotto, de 9 anos, e que desde os 6 anos é praticante de Jiu-jitsu. “Meu sonho é um dia lutar no UFC e me tornar um grande lutador”, resume.

Sua mãe Cláudia, que esteve ao seu lado o acompanhando, destacou sobre a importância do auxílio. “A gente entende a importância do esporte para todas as áreas da vida dele, não só na luta que pratica, mas em todas atividades que realiza, em seu dia a dia. Com a verba pensamos até em levá-lo para participar do mundial em São Paulo em novembro. Com certeza é uma grande ajuda”.

Para o adolescente Andryo Patrick, de 17 anos, e que há sete faz Jiu-jitsu “esse benefício vem para ajudar na minha alimentação e ter um alto rendimento em competições. É um auxílio que ajuda muito para fortalecer e ter um alto desempenho no geral, nas viagens e treinos também. A minha rotina é bem regrada e tenho todo o cronograma certinho dos campeonatos. Agora o objetivo é participar de algum campeonato internacional entre esse ano e o próximo”.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves.