Vereadores prestigiam a 9ª Estação Vindima

por Assessoria de Imprensa publicado 19/01/2018 10h10, última modificação 19/01/2018 10h14
Abertura oficial marcou o início da colheita da uva na quinta-feira (18), em Bento Gonçalves

Este é um momento que se reveste de uma grandeza, onde celebramos todo o trabalho de um ano com a colheita, onde todos os produtores e empreendedores se congraçam pela importância do mesmo. O vinho enraíza toda a nossa cultura, sendo uma referência nacional e internacional”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), em seu pronunciamento na abertura da 9ª Estação Vindima. O evento ocorreu na quinta-feira (18), na vinícola Salton, localizada no distrito de Tuiuty, no interior de Bento Gonçalves.

O Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção nacional de uvas para processamento de vinhos, espumantes e sucos, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). E a Serra é uma das principais regiões que cultivam diversos tipos do fruto, deixando Bento Gonçalves conhecida como a capital do vinho brasileiro. Esse momento de início da colheita mostra a valorização da produção, da cultura e da tradição da região.

A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori, que falou da importância de resgatarmos princípios dos nossos antepassados. “Não podemos perder a maior virtude, a dos primeiros imigrantes que se instalaram na nossa região, pois eles não perderam a esperança, se adaptaram e transformaram o ambiente”, disse.

Na oportunidade, o prefeito em exercício, Aido José Bertuol, falou sobre o futuro do município. “Nosso interior foi formado no trabalho de homens e mulheres que aqui chegaram e com o suor desbravaram essas terras e plantaram os frutos que hoje são celebrados nessa vindima. Celebramos hoje nosso passado, presente e visualizamos um belíssimo futuro. Que seja uma farta colheita!”, afirmou.

Já o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parissotto, disse que mesmo diante a crise, o turismo permanece firme. “O turimo se apresenta como uma economia do futuro, que promete, mesmo em tempos difíceis, trazer ainda mais investimentos para todo o setor”, destacou.

Os vereadores Agostinho Petroli (PMDB), Rafael Pasqualotto (PP), volnei Christofoli também participaram da abertura da vindima. As atividades em torno da colheita acontecem até o dia 18 de março em várias vinícolas da região.

Também estiveram presentes no evento o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, o prefeito de Boa Vista do Sul, Aloísio Rissi, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, e seu vice Daniel Pavan, prefeito em exercício de Garibaldi, Antônio Fachinelli, o coordenador do distrito de Tuiuty, José Altamir Ronsani, a delegada da DEAM, Deise Salton Ruschel, comandante do 6° BCOM, Nelson Marinho Bastos Jr., e o comandante do 3° BPAT, Glauco Alexandre Braga, o secretário adjunto de Turismo, João Batista Pedrassani e demais secretários.

Acesse a galeria de fotos aqui.